SEJA MELHOR
21 de agosto de 2017
TENHA TEMPO PRA TUDO
22 de agosto de 2017

INCENTIVE

Albigenor & Rose Militão*
albirose@cespsi.com.br

 

“Quando pedimos cuida de mim em nossas orações, Deus nos manda amigos.”
Anônimo

 

Houve um tempo em que toda festa de confraternização tinha sempre num canto um equipamento de videokê. Os mais afoitos ou os que se achavam os melhores cantores iam lá, escolhiam a sua música, pegavam o microfone e soltavam a voz. Ao final, aparecia na tela da máquina a nota pelo desempenho.

Numa dessas ocasiões e vendo os desempenhos mais variados das pessoas de um grupo, percebemos algo curioso e muito bom. Apesar do sofrimento em ter que aguentar alguns candidatos que pensavam ser cantores. Além da nota pelo desempenho, cada candidato recebia um comentário escrito, do tipo: “Parabéns! Você já é quase um profissional!” “Continue. Você é muito bom!” Independente de como tenha sido o desempenho do artista e mesmo que a nota fosse baixa, havia sempre um estímulo.

Nesse dia, aprendemos o princípio videokê: a atitude de incentivar, dar força, encorajar o outro a fazer melhor e dizer que ele pode muito mais. Na vida da gente, existem as pessoas da plateia: aquelas que torcem por você, lhe dão força, elogiam, parabenizam, acreditam que você fará o seu gol aos quarenta e quatro minutos e cinquenta e nove segundos do segundo tempo. Pessoas da plateia dizem que você é capaz, que você pode.

Em qualquer lugar: na escola, no seu trabalho, com seus amigos, diante daquela pessoa que parece ser marinheiro de primeira viagem, no dia-a-dia da sua vida seja um encorajador.

Assim sendo, INCENTIVE!

 

(*)CONFERENCISTAS, ESCRITORES, PSICÓLOGA CLÍNICA (ELA), ESPECIALISTAS EM COACHING SISTÊMICO E JOGOS EMPRESARIAIS. DIRETORES DO CESP CENTRO SISTÊMICO DE PSICOLOGIA (FORTALEZA-CE). AUTORES DE VÁRIOS LIVROS, DENTRE OS QUAIS “ALGUÉM JÁ DISSE QUE TE AMA, HOJE?”, “TOQUE DE AFETO NA FAMÍLIA” e “PRA VOCÊ… SÓ COISAS BOAS!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *